Planeta Brazuca – um mal muito além da música
Era para ser um festival de música em Teresina, Piauí, com a presença de Nando Reis, André Matos, Gabriel o Pensador, Frejat, entre outros. Mas o que aconteceu foi mais um fiasco, ou melhor dizendo, escândalo.
Uma região que, de acordo com público e alguns profissionais, carece muito de atrações e uma agenda de entretenimento. E quando houve a oportunidade, em meio a uma chuva de reclamações e denúncias, simplesmente a organização desaparece e não ocorre o festival.
Há relatos de não cumprimento de contratos de bandas, equipes de organização e apoio, entre outros. A exemplo do que aconteceu com o MOA (Metal Open Air – veja uma das muitas notas publicadas aqui) em 2012, se não me engano, onde também houve uma série de acusações e o evento foi um fiasco vergonhoso, agora a história se repete.
Mas não é só no meio musical que isso ocorre. Vejo e até já fui vítima de casos assim e outros nichos de mercado. O fato verdadeiro é que isso ocorre em todos os setores em maior ou menor grau.
Pode ser na política, no seu setor onde trabalha, no ramo empresarial em geral, não importa. O que importa é que há muitas pessoas que acham que desviar dinheiro, levar vantagem em cima dos outros é a forma correta de agir.
Alguns nem por levar vantagem, eu mesmo vi caso em que o cara nitidamente não está levando vantagem nenhum, está apenas trocando os pés pelas mãos e afundando cada vez mais, mas a criatura não entende e não enxerga.
Um dia um advogado me disse: “Anderson, pobre que tenta dar golpe sempre se dá mau!” – ele não quis dizer pessoa pobre financeiramente, ele quis dizer além de financeiramente, espiritualmente falando.
Isso vai muito além de organização e profissionalismo. É parte da ética e poder entender que, por mais que se queira enganar, é muita gente com raiva e realmente pode-se até achar alguém que faria a mesma coisa de enganar os outros. Afinal, acharmos alguém desonesto nada impede da pessoa ir a um show, ser um político, um pseudo-empresário (pseudo porque na minha opinião isso nunca será um empresário de verdade) ou qualquer tipo de pessoa.
Acho importante compreendermos que, independente do que motivou o Planeta Brazuca a terminar como página policial, isso ocorre em todos os setores e as pessoas que levam vantagem, por mais que queiram se enganar, não vão ter paz na vida e não vão curtir realmente, pois o número de pessoas que busca justiça pela lei e o número de pessoas que desejam o mau para alguém que faz isso é muito grande e se multiplica com velocidade inimaginável.
A Lei de Causa e efeito é perfeita e simples: TUDO aquilo que você faz volta para você.