A Ignorância da Visão ou a Visão da Ignorância?
Sabe aqueles momentos em que parece que você está numa situação surreal? Onde por mais que você passe e repasse a cena em sua mente nada explica o que aconteceu?
Muitas vezes isso acontece numa discussão em que cada lado quer provar sua razão, mas as vezes a ignorância pode atrapalhar um final feliz.
Exemplo: imagine que, numa partida de futebol, o atacante avança já próximo a grande área. O zagueiro vem e faz uma falta criminosa. Todo mundo pedindo a expulsão do zagueiro e o juiz vai e dá cartão para o atacante, por “simulação”, que, inclusive, está com a perna sangrando devido a entrada violenta.
Vou relatar um exemplo que aconteceu comigo. A pessoa era uma amiga, conheço-a desde 1992. O fato ocorreu em 2014. Vou procurar ser imparcial nos detalhes.
Ficamos vários anos sem contato. A pessoa não sabia meu nome completo, nem meu aniversário, mas no último ano havia perguntado quando era a data umas 4 vezes. Sendo que também tinha cópias de documentos meus (o motivo não vem ao caso) que possuem data de nascimento.
Havia uma investigação por conta de fatores estranhos relacionados a alguém possivelmente ter usado alguma informação minha de forma ilícita. Essa amiga sabia disso e que a situação andava bem tensa. Vocês vão entender o motivo desse detalhe logo, logo.
Ok….
A pessoa me enviou um FELIZ ANIVERSÁRIO 2 meses antes da data. Eu levei na esportiva e agradeci pelo carinho e brinquei: “Mesmo assim valeu, falam q brasileiro chega sempre em cima da hora, tem uns q chegam bem antes…rsrs…Deve ser a vontade de comer o bolo… ;)”
A pessoa respondeu: “Nossa entao tem alguem usando seu nome no facebook msm assim queira desculpar qual e o dia?”
Detalhe: eu tinha cancelado minha conta no Face há uns 6 meses e me preocupei dado o momento que vivia (lembra da investigação?) e pedi informações a pessoa para que me ajudasse e não fornecesse qualquer informação, caso solicitado, pois não era eu essa pessoa no Face.
A resposta foi: “Se soubesse que causaria tanto transtorno, não teria enviado um simples cumprimento”
Tentei explicar a situação, mas a pessoa concluiu dizendo que eu complico tudo e que não gostaria mais de falar comigo: “Chega! Acabou!!!”. Traduzindo: Sou uma pessoa ignorante.
Para 2 amigos, então acabou a amizade, foi o que conclui dadas as circunstâncias.
Analisando:
Outro lado:
1 – poxa eu só quiz agradar e o cara vem com pedrada?
2 – ele poderia ter só respondido qual a data certa e ficado quieto.
3 – por que ele fica criando coisas onde não existem?
Meu lado:
1 – me conhece há mais de 10 anos e não se deu o trabalho sequer de anotar no celular o meu aniversário
2 – sabia o meu momento com relação a fraudes, não precisava criar essa situação de dizer que alguém se fazia passar por mim no Face. Desnecessário.
3 – se tentei explicar e a pessoa parece querer que eu peça desculpa por eu pedir ajuda dela. Então essa pessoa realmente não se importa comigo de verdade, pois amigos de verdade procuram entender.
4 – meu aniversário passou e a pessoa não mandou nada. Raiva? Que nada, ela esqueceu!
Qual o lado certo?
Gente, não existe lado certo nessa história. Os 2 mostraram ignorância ao não ver o lado alheio e os 2 lados criaram tensão ao tentarem exprimir suas opiniões.
A lição que tiro é que podemos levar com bom humor coisas assim e evitar desgastes. E se a pessoa não estiver afim de amizade, é melhor cada um seguir seu caminho em Paz!