A gente se decepciona com as pessoas que menos esperamos
A gente se decepciona com as pessoas que menos esperamos, mas será que isso é sempre assim? Por que quando esperamos tanto de alguém aquilo parece doer mais ainda?
Vou procurar esclarecer essas e outras perguntas para você e espero que até o final desse texto você consiga vislumbrar algumas novas possibilidades sobre esse contexto e sobre a própria vida como um todo, ok?
Bora lá!
Com certeza você ou alguém que você conhece já sofreu uma decepção tamanha que não conseguiu – talvez não consiga até hoje – digerir direito como pode a pessoa ter surpreendido tão negativamente assim?
Para entender isso é necessário se fazer uma pergunta: Qual o nível de expectativa havia com relação à essa pessoa?
O primeiro segredo que você deve entender é que o nível de decepção está diretamente ligado à expectativa criada. Isso serve para tudo na sua vida, seja com pessoas, situações, lugares, não importa. Seu nível de decepção estará sempre ligado a maneira como você cria e vê a ideia daquilo em seu mente.
Se o nível de decepção está ligado à expectativa, o que fazer para que isso não aconteça?
Como ajustar o nível de expectativa?
Para fazer esse ajuste, é necessária boa dose de sinceridade com você e outra bela dose de realidade. Muitas pessoas me relatam casos como “Nunca esperava que meu marido faria isso comigo!” ou “Puxa, eu esperava isso de qualquer pessoa, menos dela!”.
Porém, quando pergunto “Ok, mas alguma vez na vida essa pessoa deu sinais de que poderia fazer diferente? Pense sobre cada sinal e me diga com sinceridade!”.
Geralmente a resposta para a pergunta é “Não, ele(a) nunca fez diferente, mas achei que poderia mudar”.
Se você se observar com bastante carinho e também fizer esse exercício com a outra pessoa ou situação, é quase certo que você vai notar que o resultado não seria muito diferente. Portanto, o ajuste da expectativa deve passar por uma questão simples.
Afinal, o que é expectativa?
A definição de expectativa é quando alguém espera que algo vá acontecer. Nesse caso, estou falando que, além de esperar que aconteça, queremos que aconteça exatamente como esperamos. Mas, isso está no nosso campo da imaginação, até mesmo da ilusão.
Sim, se você cria muita expectativa e aquilo não se conclui nem de perto, você criou uma ilusão em sua mente.
Eu sei que isso dói, mas para parar de doer precisamos realmente reconhecer quem é ou quem são os envolvidos em nossa expectativa, nos acolhermos com respeito e dar a chance de olharmos como a situação realmente se apresenta.
Conheço casais que viveram 20, 40 anos juntos numa total ilusão de que o outro iria mudar.
Se a pessoa não mudou nos últimos 19 anos, por que você acha que ela vai mudar no vigésimo?
Quando você entende e aceita isso, a sua chance de ajustar suas expectativas com relação a pessoas e lugares é muito grande. Para isso, comece a observar a pessoa mais atentamente, faça algumas perguntas com leveza sobre conceitos seus e compare, sem julgamentos, o que a pessoa pensa daqui.
Exemplo: o que você acha de pessoas que ajudam seus pares a arrumar a casa?
Pense em como você pensa sobre isso e ouça o que a pessoa tem a dizer, sem discussão, apenas ouça e aceite.
Reconhecer o outro é ouro
A sua decepção está diretamente ligada ao que esperar que venha de alguém ou um lugar que não está sob seu controle. Quando você, além de observar a outra pessoa, passa a reconhecer quem ela realmente é, aí você terá ouro nas mãos.
Você consegue perceber que estou falando em observar e reconhecer o outro de maneira silenciosa?
Isso tem um motivo, pois a pessoa não vai se abrir com você sob pressão.
Costumo dizer que numa discussão para ver quem tem razão, todos perdem. Pois, a pessoa irá concordar com você só para você deixá-la em paz e, caso você seja a pessoa que não para até ganhar a discussão, desculpe lhe informa, mas você perdeu. Só concordam com você para que você se cale, lá no fundo a pessoa continua com as mesmas convicções de antes.
Isso nos leva ao seguinte ponto.
Se você conseguir agregar essa vantagem em sua realidade, você irá entender como ganhar a confiança da pessoa e saber exatamente o que esperar dela, pois você sabe o que ela pensa sobre as coisas que você valoriza.
Como?
Conversando e, como falei, observando silenciosamente.
Eu já evitei não só discussões, mas até demissões por causa disso.
Certa vez, numa multinacional, um dos funcionários fazia sempre a mesma coisa quando a máquina parava por determinado tipo de problema. Porém, além da ação da pessoa ser perigosa, poderia danificar o equipamento. Fazia dias que eu via aquela pessoa fazer exatamente a mesma coisa, sistematicamente.
O chefe estava de saco cheio naquele dia e disposto a fazer com que o funcionário fosse dispensado assim que possível.
Foi aí que eu cheguei para o chefe e disse: “Troca ele de lugar. Coloque alguém que entenda qual o procedimento correto e quando ele vier ajudar, não haverá risco dele fazer nada errado. Ele não vai mudar, mas você evita que ele destrua a máquina!”.
Por ser uma linha de produção, a troca de posição, garantiu o resultado esperado de acordo com aquilo que aquelas pessoas poderiam entregar. Eu era só um funcionário também, mas eu via muito mais coisas por saber observar o que cada um podia entregar ali.
Se eu posso, você também pode.
Meu casamento agradece pela mesma condição, pois sei o que posso e o que não posso esperar da minha esposa e isso evita muitas discussões desnecessárias que levariam a lugar algum.
Dicas para evitar decepções
Uma vez que você já sabe que conhecer a outra pessoa e até a situação vai te trazer vantagem, chega a hora de lidar mais de perto com a realidade e trazer suas expectivas de acordo para evitar decepções.
Preparado/Preparada?
Vamos lá!
- Aprenda a enxergar a realidade da pessoa, reconheça e aceite que ela pode nunca fazer aquilo que você gostaria que ela fizesse.
- Pessoas não mudam pessoas, o que muda é a forma como a pessoa se vê e como ela decide agir a partir disso.
- Se pergunte se a situação que você deseja realmente é importante para você. Às vezes, seu sonho só poderá ser realizado em outro lugar ou até com outra pessoa.
- Não se engane e haja com honestidade com você e com as outras pessoas. Dói muito menos que insistir em atalhos.
- Finalmente, pergunte: a pessoa fez isso das últimas vezes que pedi? Se a resposta for não, é hora de você rever seus conceitos sobre a pessoa.
Não adie sua felicidade! Reconhecer o que você quer e quem está ao seu lado é se dar a chance de viver uma vida muito mais leve e próspera!
A gente se decepciona com as pessoas que menos esperamos porque, de fato, esperamos que as pessoas sejam aquilo que elas nunca foram na realidade.